18 de novembro de 2010

It's all about Jazz

A par com os BBC Proms e mais uns concertos aqui e ali, o London Jazz Festival era um dos must go da minha passagem por Londres. E como não sei fazer as coisas por menos decidi ir a 3 concertos – Esperanza Spalding, Herbie Hancock e Sonny Rollins – dois dos quais já aconteceram e o terceiro será este fim-de-semana.

Esperanza era a minha "cabeça de cartaz" e o concerto que eu esperava com mais expectativa. Porque sou uma completa fã do estilo dela, da presença (imaginava eu), da voz doce e ingénua e – claro – das maravilhas que ela faz com aquele contrabaixo.  Porque sim. Mas desiludiu. Para além da miúda padecer daquele problema de mudez em palco – não trocou uma única palavra, um único olhar cúmplice com o publico – achei-a enfadonha, balofa (no sentido figurado, claro) e acho que não fui só eu a abrir a boca várias vezes durante a noite. A qualidade musical não deixou a desejar – entenda-se – gostei bastante das músicas e sobretudo de uma cantada à capela que até me arrepiou. Mas para ouvir música perfeitinha compro o CD ou ouço no meu iPOD. Esperava mais da moça.

Herbie Hancock dizia-me pouco, muito pouco. Mas com ele foi sempre a subir, a subir na consideração, tanto a subir que acabei o concerto super fã dele, de pé, a dançar com os bracinhos no ar a música do encore e a pedir mais com quanta força ainda me restava nas mãos escaldadas de tantas palmas bater. Foram 3 horas de concerto, num final de tarde triste, de um domingo de chuva. Mas ainda assim aquele dinossauro conseguiu que saísse dali a cantarolar. Muito, muito bom. Até vos deixo em baixo um cheirinho da tal música das palminhas do concerto caso não estejam a ver quem é o senhor.

Sonny Rollins será este sábado. O relato aparecerá por cá a seu tempo.



5 comentários:

  1. Esse SENHOR etará em Portugal muito brevemente (Cpo Pequeno).

    Depois desses 3 concertos será mais fácil convidar-te para o CoolJazzFest que tem todos os anos uma programação de alto nível...

    APROVEITA!!

    ResponderEliminar
  2. HERBIE HANCOCK
    DIA 07/12/10 - CAMPO PEQUENO - LISBOA
    DIA 08/12/2010 - CASA DA MÚSICA - SALA SUGGIA - PORTO

    Outro exemplo do que o SENHOR, bem acompanhado, pode fazer:

    http://www.youtube.com/watch?v=TazdEF9vIAE

    Bjsss e bons concertos!

    ResponderEliminar
  3. Vais ver o concerto em Lisboa, suponho!
    Eu sei que gostas da Esperanza e se calhar nao concordas com a minha opiniao... mas pergunta 'a Paulinha o que ela achou! :)
    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. não, vou ao concerto em Lx... :(

    eu concordo contigo quanto à Esperanza. eu vi-a no CCB e achei o mesmo - roçou o arrogante na forma como lidou com o público. é um género e um jeito. mas também aí faltou qualquer coisa. na altura valeu-me a ausência de expectativa, ser uma noite e Domingo sem programa, o CCB ter uma acústica fantástica e ela de facto ser muito boa na voz e nas cordas. mas, de facto, faltou qualquer coisa. o último álbum dela, que comprei por impulso, também desilude...

    como vês, mais uma vez, em sintonia.

    ResponderEliminar
  5. a primeira frase é: "não, não vou..."

    ResponderEliminar

 
Site Meter Site Meter