20 de março de 2010

Charme a Este


Gostar de East London não é óbvio, mas inevitável. O que lhe falta em casas arranjadinhas e pintadas de branco e cores creme, em ruas impecavelmente limpas e ornamentadas de carros topo de gama, em senhoras inglesas distintas a passearem os seus poodle, em lojas selectas e caras, sobeja-lhe na pinta das galerias, no estilo dos transeutes, no surpreendente que pode ser virar cada esquina e dar de caras com uma realidade a cada passo distinta – melhor ou pior – mas com personalidade. A dicotomia entre East e West London pode assemelhar-se à diferença entre o prazer monótono em contemplar uma mulher de etérea beleza e o desafio empolgante de amar uma mulher com defeitos surpreendentemente intrigantes. East London pode ser sujo, pode cheirar a kebab, mas tem charme. E cada dia tenho mais certeza que não poderia viver noutro sitio senão em East London.

A chuva miudinha de sábado de manhã não me demoveu de explorar um pouco mais do meu bairro - a pé - como se deve conhecer esta cidade. Esqueçam andar de metro de um lado para o outro se querem descobrir e ser descobertos por esta cidade. Comecei por Exmouth Maket (http://www.exmouth-market.com/), uma rua não muito extensa mas com lojas, cafés e restaurantes, porta_sim_porta_sim. O dia não convidava à esplanada, mas segundo quem cá vive há mais tempo, esta pequena rua nos dias amenos de sol consegue reunir enchentes e ser um sitio muito agradável para ver a banda a passar. Fica a 5 minutos da minha casa, o que é bom.
Dali partimos (entretanto acompanhada de uma amiga que encontrei por ali) para Brunswick, uma espécie que centro comercial ao ar livre, que vale uma visita ao sábado, dia em que se reúnem ali barraquinhas com petiscos de todos os países do mundo e onde se podem experimentar iguarias a preços simpáticos nos intervalos entre as lojas. Portugal estava lá representado e com uma barraquinha muito concorrida, por sinal.
A tarde foi dedicada a admirar diamantes e outras jóias da coroa na Tower of London, qual turista entre turistas. Vale a pena uma visita com tempo, para ler sobre todos os segredos guardados naquelas torres, circundadas pelos corvos que ali habitam e alimentam a lenda.
O sábado termina ainda a Este, com um jantar&saída no Hoxton Square Bar and Kitchen (http://www.hoxtonsquarebar.com/), boa música, boa conversa, bom espírito!
LL

3 comentários:

  1. Bom texto!! Esta partilha está cada vez melhor...
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada DMG! So hoje vi a fantastica reportagem em Bolonha no Indiana! Que maximo!!! Grande surpresa hein? Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Sim, foi grande surpresa! Totalmnente inesperada... Foi um recuar no tempo e um voltar a um lugar MUITO ESPECIAL!

    É urgente visitarmos o teu cantinho "a Este"...

    Beijos

    ResponderEliminar

 
Site Meter Site Meter